Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ambiente gatificado: o que é e dicas de como tornar a casa melhor para seu pet

Veterinária comportamentalista explica maneiras e dá sugestões de como se adequar o lar aos felinos

RPet|Do R7

Exemplo de um ambiente gatificado
Exemplo de um ambiente gatificado Exemplo de um ambiente gatificado

Muitos tutores fazem de tudo para tornar a casa ou apartamento em que vivem a mais confortável possível para os pets. E, no caso dos felinos, é possível fazer isso seguindo algumas dicas e cuidados simples. A gatificação, como é chamada popularmente este tipo de adaptação, consiste em proporcionar enriquecimento ambiental direcionado, especificamente, às necessidades dos gatos.

"O EA (enriquecimento ambiental) ou gatificação é muito importante para a saúde mental e física dos gatos, pois traz para a vida deles mais oportunidades de exercerem o comportamento natural da espécie. E em uma casa com mais de um gato, facilita a convivência entre eles", explica Michele Matsubara, veterinária comportamentalista e sócia-fundadora do Gatolândia Resort.

A profissional ensina o que é considerado um ‘ambiente perfeito’ para os gatos, segundo a American Association of Feline Practitioners (AAFP) – ou Associação Americana de Clínicos Felinos.

“É aquele que respeita os cinco pilares das necessidades ambientais dos gatos, segundo a AAFP, que incluem o ambiente ser seguro; fornecer, por setor e em quantidade suficiente, os recursos ambientais, como comida, água, áreas de higiene, áreas para arranhar, áreas de lazer e áreas de descanso ou sono. Também oferecer oportunidades para brincadeiras e comportamentos predatórios; ter interação social humano-felino positiva, consistente e previsível; e respeitar a importância do senso olfativo do gato”, enumera Matsubara.

Publicidade

Afinal, como gatificar a casa?

Exemplo de um ambiente gatificado
Exemplo de um ambiente gatificado Exemplo de um ambiente gatificado

Podemos gatificar uma casa com móveis específicos. Para eles se sentirem seguros quando precisarem, por exemplo, o tutor pode colocar uma toca (ou uma casinha) e, nas paredes, prateleiras que possibilitam um local alto e tranquilo para descanso e aumentam os 'caminhos' que os gatos vão percorrer, sem criar conflito quando eles dividirem um lar.

O enriquecimento sensorial dos felinos pode ser conquistado com camas de janela, arranhadores grandes e fixados, para não balançarem, e algumas plantas, como pata-de-elefante, manjericão, “Graminha para gatos também ajudam na parte sensorial, e jogos interativos de caçar petiscos, no cognitivo”, completa Matsubara.

Publicidade

Cuidados na hora de gatificar

É importante levar alguns aspectos antes de gatificar um ambiente, como a fase de vida e de aprendizado em que o pet se encontra.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

“Por exemplo, fornece móveis com maior acessibilidade para gatos idosos, maior número de um mesmo item para casas com muitos gatos, para não acontecer uma competição por recursos, e lembrar de não concentrar todos os itens no mesmo lugar”, diz a médica-veterinária.

Em caso de mobiliário vertical, lembrar de sempre fazer uma disposição com entrada e saída independentes, para não ter 'encurralamentos'.

Ana Hickmann, Paula Fernandes, Gottino e mais: famosos que são apaixonados por animais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.