Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cães e gatos podem ter intolerância à lactose? Saiba como identificar o problema

Incapacidade de digerir leite seus e derivados pode ocorrer com os animais após o desmame; entenda os motivos

RPet|Marcela Virgulino*, do R7

Mercado alimentício oferece muitas opções para pets com intolerância à lactose
Mercado alimentício oferece muitas opções para pets com intolerância à lactose Mercado alimentício oferece muitas opções para pets com intolerância à lactose

Muito associado a crianças, a intolerância à lactose, assim como os humanos, também acomete os pets, incapacitando de digerir leite e seus derivados. Conforme o CRNV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo), cachorros e gatos não possuem uma grande quantidade de lactase, a enzima responsável para a digestão de leite e seus derivados. Na prática, um copo de leite pode gerar um grande transtorno para os animais e seus responsáveis.

A veterinária Marina Bonfim, da Soft Care, explica que o leite materno é fundamental. "Como todos os mamíferos, incluindo os humanos, felinos e caninos têm necessidade de serem alimentados pelo leite materno quando filhotes. Essa fase, inclusive, é de extrema importância para o desenvolvimento deles, sobretudo quanto ao sistema imunológico".

A especialista informa que conforme os pets vão se desenvolvendo, o organismo reduz a produção da lactase, diminuindo, portanto, a capacidade de digerir a lactose.

"Quando nascem, esses animais têm um sistema digestivo preparado para quebrar e absorver a lactose, que é um açúcar rico em calorias presente no leite. Para isso, há uma produção constante da enzima lactase, essencial nesse processo de digestão. Na natureza, à medida que vão crescendo, os mamíferos deixam de depender do leite materno e passam a ter contato com outras fontes de alimento. O mesmo acontece com os cães e os gatos" ressalta a especialista. 

Publicidade

Sintomas da Intolerância a Lactose

Intolerância pode causar desconforto
Intolerância pode causar desconforto Intolerância pode causar desconforto

Das reações, em geral, os sintomas da ingestão de leite não apropriado para os pets estão:

-Gases

Publicidade

-Arrotos

-Desconfortos

Publicidade

-Cólicas e diarreia

-Episódios de vômito

-Dores abdominais

Marina adverte: "a intensidade dessas consequências vai variar conforme o grau de intolerância do pet, a quantidade e a frequência em que o alimento é ofertado, valendo também para os derivados do leite, como queijos e iogurtes. A longo prazo, esse consumo pode gerar ainda inflamações no trato digestivo".

"Porém, existem pets que não apresentam intolerância e podem continuar produzindo as enzimas necessárias para digerir a proteína por toda vida, e a inclusão de determinados alimentos pode ser feita, como iogurtes naturais. Claro, sempre orientado pelo médico veterinário de confiança, para uma orientação das quantidades permitidas para cada paciente e acompanhamento adequado", completa Marina 

Tratamento

Os tutores podem ficar tranquilos quanto a alimentação dos pets com intolerância à lactose, a indústria alimentícia oferece várias opções de ração destinada aos amigos de quatro patas. 

Marina destaca: "A composição do leite de origem animal pode variar conforme a necessidade da espécie, não se tornando ideal o compartilhamento. Por exemplo, o leite de vaca não tem indicação na sua composição para alimentar e nutrir adequadamente o filhote de cachorro. Para isso, as indústrias alimentícias desenvolveram os substitutos de leite materno".

*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.