Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caso capivara Filó: animais silvestres não podem ser pets; saiba riscos

'Uma vida em cativeiro, com a nossa convivência, vai ser drástica para essas espécies', explica a Secretaria do Meio Ambiente

RPet|Do R7

Capivara Filó e Agenor Tupinambá
Capivara Filó e Agenor Tupinambá Capivara Filó e Agenor Tupinambá

O caso da capivara Filó comoveu o coração dos internautas nas últimas semanas. O episódio teve diversas repercussões e envolveu grandes personalidades do Brasil — entre elas, políticos e influenciadores. Porém devemos nos lembrar de que, diferentemente dos cachorros, gatos, galinhas e bois, que são animais domesticados, bichos silvestres não podem ser pets, para a própria saúde e preservação da espécie. 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo se pronunciou sobre o assunto a pedido do RPet. A veterinária Mayra Frediani, da Divisão da Fauna Silvestre, detalhou as razões pelas quais os bichos selvagens não são animais domésticos.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

"Cão, gato, galinha e boi são exemplos de animais domésticos. No caso do cão, fala-se entre 10 mil e 40 mil anos de coevolução, convivendo com a gente, moldando a espécie para chegar ao que a gente tem hoje", exemplificou Frediani.

"Animais silvestres não passaram por esse processo brutal, longo, e por isso têm o seu comportamento e sua fisiologia mais preservados. Assim, uma vida em cativeiro, com a nossa convivência, vai ser muito mais drástica para essas espécies", continuou.

Publicidade

Doenças e falta do ambiente natural

Segundo a veterinária, chega a ser problemático do ponto de vista sanitário domesticar papagaios, macacos, jabutis e capivaras, como a Filó, entre outros animais silvestres. "Porque favorece a transmissão de doenças entre espécies, incluindo as zoonoses", disse.

Publicidade

Além disso, é quase impossível proporcionar a esses bichos a complexidade do ambiente natural em que ele viveria. "Tanto em termos de espaço, como em termos de alimentação, da diversidade, da sazonalidade dos itens alimentares que esse animal encontraria na natureza. Interação social, convivência com animais da mesma espécie e espécies diferentes com que ele, naturalmente, iria conviver", enumera Frediani.

O RPet entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ibama para que se posicionasse sobre o assunto, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

Entenda o caso da capivara Filó que envolveu influenciador, deputada, Luisa Mell e Ibama

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.