Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cats Cafés no Brasil:  conheça as cafeterias para quem ama felinos

Especialistas explicam os benefícios do espaço e os cuidados que os tutores e os restaurates devem seguir

RPet|Do R7

Gatos na Gateria Cat Café
Gatos na Gateria Cat Café Gatos na Gateria Cat Café

Os "cats café" estão na moda! Também conhecidos como café de gatos, são restaurantes especializados que combinam a experiência de tomar uma boa bebida e se deliciar com alguma guloseima, na companhia de felinos. Muitas vezes, esses estabelecimentos são criados para facilitar, promover e conscientizar a população sobre a adoção destes pets. 

O médico veterinário Henrique Perdigão acredita que para o bicho que está a espera de um lar, desde que o espaço seja adaptado corretamente aos gatos, os cats cafés podem ser muito benéficos. "Se um possível tutor vai lá para ter um contato com aqueles animais, isso pode até gera uma adoção, o que é bacana", diz. "Mas, desde que seja respeitado o espaço do animal e ele tenha possibilidade ficar mais protegido ou buscar abrigo, caso não esteja a fim de interagir", alerta.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

"Vai depender da personalidade do gato, de como esse ambiente foi planejado e construído, como as pessoas orientam a manipulação e interação com esses gatos, como não incomodar o gato, caso ele esteja dormindo, não forçá-lo a interagir, convidar o gato, esperar ele ir até você. Se as pessoas que são responsáveis pelo ambiente explicarem como se deve interagir com os gatos de forma positiva, o estresse gerado será muito puco", complementa Tatiana Almeida, Veterinária Comportamental da Gatolândia. 

Nos restaurantes em que é possível levar o seu próprio gato, Perdigão faz um alerta. "Os cats café agradam muitos os tutores, mas, se os pets não estão acostumados a passearem e usarem coleiras, isso pode estressá-los muito", explica sobre os estabelecimentos petfriendly.

Publicidade

Vale lembrar que, por conta das normas sanitárias brasileiras, os gatos não têm nenhum contato com a área de consumo de café e comida nestes restaurantes especializados. Em todas essas lanchonetes brasileiras, os gatos ficam em um ambiente específico. 

1. Gatcha

O primeiro cat matcha café de São Paulo é o Gatcha. Ele está localizado na Galeria Metrópole, no bairro República, em São Paulo. Fora brincar com os gatos, o estabelecimento tem uma parceria com um abrigo, onde você consegue adotá-los.

Publicidade

2. Tiny Cat Café

O Tiny Cat Café está localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Os administradores contam que a ideia surgiu para unir as suas duas paixões: os gatos e o café. "Famoso amor antigo".

3. Gato Pingado

No Gato Pingado, que fica no bairro Pinheiros, em São Paulo, é possível adotar os gatos, usar o coworking e desfrutar do cardápio. A área dos animais tem horário personalizado, é importante checá-lo para saber quando visitar os bichos.

4. Gato Café

O ambiente em que os gatos ficam no Gato Café, no Rio de Janeiro
O ambiente em que os gatos ficam no Gato Café, no Rio de Janeiro O ambiente em que os gatos ficam no Gato Café, no Rio de Janeiro

O primeiro cat café do Rio de Janeiro é o Gato Café. O restaurante tem duas unidades, uma no bairro Botafogo e o outro na Barra da Tijuca. Nele, é possível adotar os pets residentes, mas você também pode levar o seu.

5. Betina Cat Café

O nome do cat café é baseado na "dona do primeiro cat café de Brasília", Betina. No ambiente, também é possível adotar os animais. Ele está localizado no bairro Asa Norte, em Brasília. 

6. Space Cat Coffee

Gatos no Space Cat, em Curitiba
Gatos no Space Cat, em Curitiba Gatos no Space Cat, em Curitiba

Com uma temática espacial, o Space Cat Coffee é o primeiro cat café do sul do Brasil. O ambiente promove, ajuda e facilita a adoção dos pets e fica no bairro Mercês, em Curitiba.

7. Gateria Cat Café

Localizado na Vila Mariana, em São Paulo, o Gateria Cat Café também promove a adoção dos pets. Além disso, é um ambiente com acessibilidade e petfriendly, ou seja, você pode levar os seus gatos também.

Conheça os pets mais ricos do planeta

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.