Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Especialista explica como é a alimentação saudável para pets

Dieta para cães e gatos deve levar em consideração a raça, o sexo, o peso, a idade, a castração e o nível de sedentarismo

RPet|Do R7

Muitos tutores têm buscado opções mais saudáveis para oferecer aos pets
Muitos tutores têm buscado opções mais saudáveis para oferecer aos pets Muitos tutores têm buscado opções mais saudáveis para oferecer aos pets

A busca por uma rotina com mais bem-estar e opções saudáveis é uma mudança comportamental que também se estendeu para o mundo dos animais domésticos. Afinal, os pets são integrantes da família e cuidar da alimentação deles é o primeiro passo para manter a saúde em dia. Thaís Matos, médica veterinária da DogHero, orienta os tutores de pets a fazerem escolhas mais conscientes e que sejam adequadas à realidade e aos hábitos do animalzinho.

Thaís orienta que, se você cogita mudar o tratamento que tem com a alimentação do seu pet, é importante buscar um veterinário para a orientação correta, já que as escolhas do que oferecer a eles são baseadas em uma série de fatores, como: raça, sexo, peso, idade, castração e nível de atividade e disposição dos bichos.

“A rotina não deve ser alterada, e quando falamos de uma dieta balanceada, não devemos mexer nos horários e nem na quantidade das refeições. Em tempos de mudanças no dia a dia, como tem sido na quarentena, acabamos passando mais tempo em casa e, por consequência, estamos sujeitos a abrir muitas exceções na rotina do pet. Isso pode causar alterações comportamentais e fisiológicas preocupantes”, diz Thaís.

A veterinária explica ainda que fatores relacionados à saúde, como alergias ou rejeição a algum tipo de alimento, também são avaliadas por um profissional na hora de definir a dieta dos pets.

Publicidade

“Essas condições requerem cuidados extras com o cardápio. Animais com alergia alimentar não esclarecida, por exemplo, precisam fazer primeiro uma dieta de eliminação [de alguma comida em particular] para identificar o que pode estar causando o quadro”, afirma.

Dicas da veterinária

Uma grande variedade de frutas e legumes são recomendadas e o ideal é sempre retirar cascas e todas as sementes, pois muitas são tóxicas e podem fazer com que o pet se engasgue. Pequenas quantidades são suficientes para fornecer os nutrientes necessários.

Publicidade

Para animais com problemas articulares, a alimentação é um dos pontos principais para prevenir e amenizar os sintomas. Nesse caso, a ração com componentes específicos, como cálcio, condroitina, colágeno, ômegas 3 e 6, etc, é a melhor opção.

A rotina é fundamental: ofereça duas a três porções de comidas por dia, de forma fracionada, disponibilizando o alimento sempre nos mesmos horários. No intervalo, evite dar muitos petiscos ou pedaços da sua própria refeição. Isso induz o animal a pensar que sempre que o tutor estiver comendo, ele irá receber algo também.

Se o pet estiver obeso é importante evitar petiscos em excesso e o tutor deve priorizar uma alimentação mais natural, incluindo legumes e frutas. Porém, é necessário consultar as recomendações de um veterinário, além de estabelecer uma rotina para o animal se exercitar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.