Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SOS Árvore de Natal: saiba o que fazer para o seu gato não destruir a decoração

Especialistas explicam porque os felinos amam os enfeites natalinos e o que pode ser feito para evitar acidentes 

RPet|Marcela Virgulino*, do R7

Gatos têm habilidade para escalar lugares altos e enfeites podem ser uma tentação
Gatos têm habilidade para escalar lugares altos e enfeites podem ser uma tentação Gatos têm habilidade para escalar lugares altos e enfeites podem ser uma tentação

Decorar a casa para o Natal pode ser um verdadeiro desafio para quem tem gato em casa. Os felinos têm habilidade de se locomoverem por lugares altos e, além disso, eles têm um jeito próprio de expressar felicidade, o que pode resultar em decoração e árvore destruídas, 

"Primeiro precisamos entender que os felinos adoram árvores, é instintivo. Isso porque eles gostam de observar tudo do alto, analisar e ficar de olho no que está acontecendo ao seu redor, essa é uma forma de proteção", explica a veterinária Luciana Balbo. "Então, imagina a felicidade deles, quando o Natal chega e o seu tutor traz uma árvore para dentro da sua casa, geralmente alta, perfeita para escalar, cheia de galhos para pular, com luzes, brilhos, cheia enfeites para ele se divertir e tentar caçar, não tem como isso não atrair a curiosidade do seu gatinho."

Fora o brilho e os adereços, os gatos adoram uma novidade. "Ao levamos alguma coisa nova para casa, os felinos querem sempre investigar, eles são muito curiosos," destaca a veterinária Janaina Reis. 

Motivos para os gatos amarem a árvore de Natal

1. Novidade

Publicidade
Gatos adoram se aconchegar na árvores
Gatos adoram se aconchegar na árvores Gatos adoram se aconchegar na árvores

Toda vez que levamos algo novo para casa é normal que os pets fiquem curiosos, achando que é algum brinquedo ou petisco. Em se tratando dos gatos, uma árvore decorada é um convite para descobrir coisas novas. As luzes piscantes são um atrativo a parte. 

2. Subir em lugares altos

Publicidade

Para os felinos, sejam as verdadeiras ou falsas, as árvores aparentam ser uma morada perfeita, onde eles podem se esconder e, ao mesmo tempo, ter um ponto elevado para observar o que se passa na casa.

3. Enfeites

Publicidade

Os ornamentos de Natal são parecidos com brinquedos e isso vale para muitos pets, não só os felinos, mas também para os cachorros. 

Como evitar danos e proteger a árvore?

Janaina Reis explica que nem todos os gatos têm interesse nos enfeites natalinos, mas dá algumas dicas para quem tem gato em casa e não quer abrir mão da decoração: "Os responsáveis podem optar por árvores suspensas, às que têm enfeites fixos ou, até mesmo, diminuir a quantidade de adereços, principalmente aqueles brilhosos que chamam mais atenção." Adaptar a casa pode evitar estresse.

"É muito importante tomar cuidado com a ingestão de pedacinhos dos enfeites e fitinhas que os gatos amam brincar e podem acabar ingerindo", alerta Janaina. "As luzes também merecem atenção, muitos felinos podem morder e tomar um choque, o cuidado deve ser redobrado com os filhotes, que nessa fase são muitos curiosos."

Luciana dá dicas para evitar que seu gato faça bagunça com a decoração natalina. "Primeiro passo, escolha com cuidado a árvore que vai ter em casa. Se optar por árvores naturais, tome bastante cuidado com os espinhos e se optar por uma árvore sintética de preferência a uma robusta e com base sólida e pesada para evitar quedas e lesões. Se possível, fixe no chão ou na parede."

"Brinque sempre com o seu gato, pelo menos duas vezes ao dia, durante 15 minutos, e utilize brinquedos específicos com a tarefa de gastar energia e distraí-lo, tirando o foco da árvore. Além disso, lembre de educá-lo sempre com reforço positivo", conclui Luciana.

Apesar de ficarem muitos fofinhos na árvore, com os olhos grandes e brincando com a decoração, há certos riscos que podem ocasionar problemas a saúde dos gatos. Bolas ou enfeites de vidro podem quebrar e machucar. Para não correr risco, veja as dicas das veterinárias: 

• Comprar ou adaptar arranhador em formato de árvore

• Evite objetos de vidros como as bolinhas de natal

• Invista em velas artificiais, as de led são uma boa opção

• Coloque os ornamentos natalinos em um lugar superior

• Preparar um cantinho especial na sala para os gatos se divertirem

• Coloque a árvore em uma base mais pesada e longe de lugares que os gatos possam escalar

• Opte pela compra de árvores menores, isso pode ajudar a manter a decoração a salvo

• Utilizar aromatizador de fragrâncias cítricas (naturais), ajudam os pets a ficarem longes

*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.