O cachorro Ulises ajuda na busca pelas crianças e o bebê desaparecidos na selva amazônica, na Colômbia
Exército da Colômbia/AFP - 17.05.2023Um cachorro chamado Ulises virou notícia nesta quinta-feira (18) por estar ajudando na busca e ter encontrado pistas das três crianças — de 4, 9 e 13 anos de idade — e um bebê de 11 meses que, supostamente, sobreviveram a uma tragédia aérea na selva amazônica, na Colômbia. Mas esta não é a primeira vez que um animal auxilia, e até salva, humanos em situações de perigo.
Cães, golfinhos e até leões já protagonizaram histórias em que foram verdadeiros heróis. Relembre algumas delas:
O cachorro Madruguinha virou notícia após salvar uma menina de uma tentativa de sequestro e abuso
Reprodução/Record TVUma criança de 10 anos foi salva pelo cachorro Madruguinha, no dia 23 de janeiro, em São Paulo, de uma tentativa de sequestro e abuso. A menina brincava em frente de casa, quando um homem parou um carro e a chamou para entrar. Sem que o sequestrador percebesse, o cachorro caramelo também entrou no carro, escondido no banco de trás. Quando o homem parou o carro, para tentar abusar da garota, o cão começou a latir muito alto, o que fez com que o criminoso o expulsasse, com a menina, do veículo. A criança e seu pet retornaram para casa.
O cachorro Bob salvou seus tutores, Aline Lustoza, de 82 anos, seu marido, Ivaldo Ferreira Lustoza, de 86, de um incêndio na cidade de Feira de Santana, em Salvador, na Bahia. O caso aconteceu durante a madrugada do dia 9 de maio de 2022. Ao perceber a casa em chamas, o pet começou a latir insistentemente e pegou um pano, que estava com fogo, para avisar a enfermeira que cuidava de Ivaldo e estava no quarto ao lado. Todos conseguiram sair da residência sem ferimentos graves.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Cristal e o parceiro, o sargento Costa
Divulgação/Corpo de Bombeiros de GoiásDuas cadelas ficaram famosas por ajudar nas buscas por desaparecidos na tragédia da Vale em Brumadinho (MG) em janeiro de 2019. Foram elas a labradora Sarah e Cristal, uma border bollie — que também esteve na procura por Lázaro Barbosa, suspeito de assassinatos em série no Distrito Federal e em Goiás, em junho de 2021.
Em fevereiro de 2020, em Si Racha, no Golfo da Tailândia, um cão impediu que o dono fosse atacado por uma enorme serpente que rondava a casa em que eles moravam. De acordo com o site de notícias The Pattaya News, Samai Yimyoo, de 46 anos, contou que o fiel amigo começou a latir furiosamente até o tutor achar a cobra, uma píton de aproximadamente três metros e 20 quilos. Uma equipe de resgates de animais da região foi acionada, retirou a serpente e a liberou em uma floresta.
Um grupo de golfinhos salvou o nadador britânico Adam Walker de ser atacado por um tubarão-branco na Nova Zelândia, em abril de 2014. O atleta estava nadando pelo mar aberto, quando cerca de 10 golfinhos se aproximaram dele e o acompanharam em seu caminho. Só depois que Walker percebeu que, na verdade, os animais estavam o protegendo do ataque do predador.
A gorila Binti Jua acudiu uma criança de 3 anos que caiu na em sua jaula
Reprodução/YouTubeUm dos casos mais famosos de animais ‘salvadores’ aconteceu em 1996. O gorila Binti Jua, uam fêmea, acudiu uma criança de 3 anos que caiu em sua jaula no zoológico Brookfield, em Chicago, nos Estados Unidos. O garotinho desmaiou, após bater com a cabeça nas pedras, causando pânico nos visitantes que estavam no local. Porém, Binti Jua, com calma, pegou o menino, o segurou no colo e assustou os outros gorilas, para que eles não se aproximassem. Ela levou a criança até a porta, onde funcionários do zoo o resgataram.
Os reis da selva também já tivera momento de heroísmo. Em 2005, uma menina etíope, de 12 anos, foi sequestrada por quatro homens. Depois de muitas buscas, a polícia encontrou a garota sã e salva, na companhia de três leões. Segundo a vítima, os animais atacaram os bandidos e ficaram ao seu lado, até que o resgate chegasse. Alguns especialistas sugeririam que os felinos ajudaram a garota por confundirem seu choro com o barulho feito por filhotes da espécie.
Conheça o cão que ajuda nas buscas a crianças e bebê após queda de avião na selva amazônica