Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cachorro solta pum? Veja o que fazer para ajudar seu pet

Além do cheiro desagradável, os gases em excesso nos animais provocam incômodo, falta de apetite e prostração

RPet|Do R7

Cuidar da alimentação evita problemas gástricos e intestinais nos cachorros
Cuidar da alimentação evita problemas gástricos e intestinais nos cachorros Cuidar da alimentação evita problemas gástricos e intestinais nos cachorros

Cachorro solta pum? A resposta é sim. Como ocorre com os seres humanos, os animais também produzem gases. O que responsáveis devem observar é à frequência e o odor: flatulência em excesso ou barulhos vindos da barriga indicam cachorro com gases.

Também como as pessoas, os cães podem sofrer com desarranjos intestinais, vale observar e na dúvida consultar o veterinário. 

Para saber se o cão está com gases, vale observar as seguintes características:

- Ruídos vindos da barriga;

Publicidade

- Gases com odores desagradáveis;

- Barriga dura ou dores abdominais;

Publicidade

- Falta de apetite;

- Prostração;

Publicidade

Segundo informações do Centro Veterinário Seres, as causas são variadas. Cães que só comem ração, quando consomem comida, podem ter mais flatulências. "Como as bactérias do organismo dele não estão 'preparadas' para fazer aquele tipo de digestão, é possível notar um aumento na produção de gases." Nada de dar resto de comida aos pets.

Além disso, os tutores devem ficar atentos à qualidade da ração, à quantidade de alimento ingerido pelo animal e se houve troca de produto sem adaptação. Todos são fatores que podem desencadear as flatulências. 

Outro ponto é a velocidade que o cão come a ração. Se o cachorro come muito rápido, vale investir em comedouros lentos, que auxiliam a fracionar a quantidade de alimento oferecido ao animal.

Como cuidar de um cachorro com gases?

Embora muitos cães fiquem prostrados, um passeio pode ajudar a liberar os gases e até aliviar o mal-estar e dores. Também vale observar se o animal está vermifugado.

E nada de administrar remédios, mesmo que caseiros, por conta. Se o problema persistir, busque ajuda de um veterinário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.