RPet Cachorro-vinagre encontrado sozinho é transferido ao Zoo SP para a conservação da espécie

Cachorro-vinagre encontrado sozinho é transferido ao Zoo SP para a conservação da espécie

O zoológico também recebeu Rondon, outro animal da mesma categoria, de Brasília para garantir a sobrevivência da classe

  • RPet | Do R7

Cachorros-vinagre são resgatados e estão no Zoo de SP

Cachorros-vinagre são resgatados e estão no Zoo de SP

Reprodução/Divulgação/Paulo Gil/Reserva Parques

O Zoológico de São Paulo recebeu dois cachorros-vinagre (Speothos venaticus) em novembro e dezembro de 2023 para o programa de conservação da espécie, classificada como vulnerável na lista oficial das ameaçadas de extinção do Ministério de Meio Ambiente. A fêmea, de aproximadamente 4 meses, foi localizada sozinha no entorno do Parque Natural da cidade de Porto Velho, em Rondônia. O filhote foi resgatado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e encaminhado ao Centro de Animais Silvestres (Cetas), onde recebeu os atendimentos e cuidados necessários.

Em seguida, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade foi acionado, por conta da vulnerabilidade da sua categoria, e iniciou as tratativas com uma associação que trabalha no manejo de bichos sob cuidados humanos. Por recomendação do programa, o Zoológico de São Paulo foi indicado para receber a fêmea.

"Assim que recebemos o contato dos profissionais do Cetas de Rondônia, nossa equipe começou a trocar informações com os colegas no sentido de obter mais informações sobre a condição de saúde do filhote e apoiá-los na conduta veterinária e nutricional, já que se trata de uma espécie que vive em grupo familiar de alta complexidade social", explicou Mara Marques, bióloga do Zoo SP, em nota à imprensa.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

"Por ser um filhote, seria difícil a sua a sobrevivência na natureza sozinho, além de apresentar uma grande interação com as pessoas. Assim que teve sua condição clínica estabilizada, o filhote embarcou para São Paulo. Atualmente, ele concluiu o período de quarentena, segue em acompanhamento da equipe de veterinários do Zoo, já ganhou peso, cresceu e está saudável", concluiu.

Rondon, o cachorro-vinagre macho, que vivia no Zoológico de Brasília desde 2022, também foi levado para São Paulo. Os biólogos deixarão o casal em ambientes próximos, a fim de estimular a “paquera”. Atualmente, há apenas 11 destes animais sob cuidados humanos no país.

Além de cachorros e gatos: 7 animais que fizeram sucesso nas redes em 2023

Últimas