Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cachorros 'choram' de alegria quando encontram os donos, aponta estudo

Pesquisa foi realizada por uma equipe da Universidade de Azabu, no Japão, e associou as lágrimas às emoções positivas

RPet|

Pesquisa com cães foi realizada em uma universidade do Japão
Pesquisa com cães foi realizada em uma universidade do Japão Pesquisa com cães foi realizada em uma universidade do Japão

Os olhos dos cães se enchem de lágrimas quando esses animais experimentam emoções positivas, como o encontro com os donos, o que pode estar ligado à ocitocina, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (22) na revista científica Current Biology.

A equipe liderada por Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu, no Japão, iniciou o estudo ao descobrir o comportamento de um de seus cães, uma cadela, ao amamentar os filhotes, ocasião em que os seus olhos se encheram de lágrimas. "Descobrimos que os cães derramam lágrimas associadas a emoções positivas e que a ocitocina, conhecida como o hormônio materno ou do amor, é o possível mecanismo subjacente", disse o pesquisador.

Observações anteriores tinham determinado que tanto os cães como os seus donos liberam esse hormônio durante as suas interações, por isso a equipe decidiu testar se havia relação entre o encontro com o dono e o choro do animal.

Para começar, os pesquisadores utilizaram um teste-padrão para medir o volume de lágrimas dos cães antes e depois de encontrarem os donos e descobriram que este aumentou após o encontro com o dono, mas não com uma pessoa desconhecida. Quando adicionaram ocitocina aos olhos dos animais, o volume de lágrimas também aumentou, o que dá respaldo à ideia de que a liberação desse hormônio desempenha um papel na produção de lágrimas quando os cães e os donos voltam a estar juntos.

Publicidade

Além disso, a equipe pediu aos voluntários que classificassem as fotografias do rosto dos cães, com e sem lágrimas artificiais, e verificou que as pessoas deram respostas mais positivas quando viram cães com olhos cheios de lágrimas. Esses resultados sugerem, conforme o estudo, que "a produção de lágrimas de cães ajuda a forjar ligações mais fortes entre as pessoas e os seus pets".

Os cães se tornaram companheiros dos humanos, e podemos formar vínculos. Nesse processo, "é possível que os cães que mostram olhos cheios de lágrimas durante a interação com o dono recebam mais cuidados", estimou o pesquisador. Kikusui explicou que os cães parecem produzir lágrimas em situações que os humanos considerariam "felizes", embora ainda não tenham sido realizados testes que confirmem se eles também o fazem em resposta a emoções negativas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.