Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cadelas farejadoras Vamp e Meg chegam ao Aeroporto de Guarulhos para reforçar a fiscalização

As duas fêmeas vão ajudar fiscais a encontrar alimentos, sementes e outros produtos de natureza orgânica com entrada proibida

RPet|Do R7

Vamp (à esq.) tem 5 anos, e Meg (à dir.), 6 anos
Vamp (à esq.) tem 5 anos, e Meg (à dir.), 6 anos Vamp (à esq.) tem 5 anos, e Meg (à dir.), 6 anos

O aeroporto de Guarulhos recebeu Vamp e Meg, duas cadelas do Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD), para vistoriar as bagagens e reforçar a equipe de fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A dupla já está no canil inaugurado em setembro e vai ajudar os fiscais a encontrar produtos de natureza orgânica proibidos de entrar no Brasil em razão dos riscos sanitários.

De acordo com Montemar Onishi, auditor fiscal federal agropecuário do Mapa, Vamp é da raça pastor-belga-malinois e tem 5 anos, enquanto Meg é golden retriever e completou 6 anos. “As duas vão passar por um período de adaptação ao aeroporto e logo começam a operar. Elas gostam muito do trabalho”, explicou Montemar. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

As duas cadelas também foram treinadas durante anos para desenvolver a habilidade de identificar produtos de natureza orgânica nas bagagens. Porém, os condutores precisam acompanhar de perto o nível de estresse e cansaço dos animais, já que a atividade olfativa exige esforço do animal. “Temos que ter sensibilidade para saber se um dia uma delas não está bem, se está cansada, se tem condições de continuar ou precisa parar”, afirmou.

Como são muito sensíveis, Vamp e Meg podem oscilar em dias de muito calor ou muito vento, por exemplo. A princípio, elas devem atuar nas esteiras de bagagem do desembarque internacional, do lado de dentro ou de fora das instalações.

No mesmo aeroporto já atuam cães ligados à Receita e à Polícia Federal, que geralmente farejam produtos ilícitos, como drogas. Há também cachorros de empresas aéreas treinados para detectar explosivos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.