RPet Cão Wilson: relembre a história do animal que ajudou a salvar crianças na selva amazônica 

Cão Wilson: relembre a história do animal que ajudou a salvar crianças na selva amazônica 

Durante a busca pelos pequenos, Wilson foi solto em uma área da floresta para farejar uma pista no dia 7 de junho e não retornou

  • RPet | Do R7

Cão farejador  Wilson, pastor-belga malinois

Cão farejador Wilson, pastor-belga malinois

Reprodução Twitter/@COL_EJERCITO

Uma das histórias que mais repercutiram no mundo canino em 2023 em todos os noticiários foi a do cão farejador Wilson. O pastor-belga malinois trabalhou ao lado das Forças Militares da Colômbia para localizar quatro crianças que desapareceram na selva amazônica em 1º de maio e foram encontradas com vida após 40 dias perdidas. 

O cão estava sendo usado para tentar encontrar pistas e a direção do local onde os irmãos poderiam estar depois que a aeronave em que viajavam caiu e matou a mãe, o piloto e uma liderança indígena.

As buscas tiveram sucesso, mas Wilson foi solto em uma área da floresta para farejar alguma pista no dia 7 de junho e não retornou.

Nas redes sociais oficiais, os militares anunciaram que começariam uma busca pelo animal. "Jamais se abandona um companheiro. Todos unidos para recuperar a nosso cachorro Wilson na selva. A operação [intitulada Esperança] não será finalizada até encontrarmos o nosso amigo de quatro patas."

Wilson foi encontrado?

O Exército colombiano compartilhou os detalhes das buscas pelo cão Wilson nas redes sociais. "A nossa premissa como comandos: nunca abandonar um companheiro caído no campo de combate. A Operação Esperança está avançando na busca do nosso canino Wilson, que, durante o rastreio e na ânsia de encontrar as crianças, se afastou da tropa e se perdeu."

• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto

Porém, em 28 de junho, os oficiais anunciaram, pelo canal de notícias colombiano Caracol, que a procura pelo bicho foi encerrada e ele não foi encontrado.

Homenagens

O cachorro se tornou um herói nacional na Colômbia. Ele foi homenageado em um festival folclórico do país, em Ibagué, onde um carro alegórico desfilou com uma estátua gigante dele. A figura, de 4,5 metros, foi aplaudida e compartilhada nas redes.

O presidente Gustavo Petro realizou uma cerimônia de condecoração para os membros das forças militares que fizeram parte do resgate. No evento, a mãe de Wilson, a cachorra Drugia, recebeu a distinção simbólica em nome do filho.

Conheça o cão que ajuda nas buscas a crianças e bebê após queda de avião na selva amazônica

Últimas