Especialistas dão receitas para que pets possam tomar sorvete
FreepikUma onda de calor se espalhou pelo Brasil nas últimas semanas, e algumas regiões chegaram a 40°C. Após um "alívio", o clima voltou a ficar quente nesta terça-feira (3). Assim como os humanos sentem as altas temperaturas, os pets também sofrem, e os tutores buscam formas de refrescá-los. Nas redes sociais, espalharam-se receitas de sorvetes para gatos e cachorros com ingredientes diversos, o que levou os tutores a uma dúvida: esse alimento, realmente, não faz mal aos animais?
Ao RPet, Carla Berl, médica-veterinária e fundadora da rede de hospitais Pet Care, diz que sorvetes de frango são uma ótima opção e fácil de fazer. "Coloque meio quilo de frango e 2 litros de água em uma panela de pressão, adicione duas cenouras inteiras, um fio de azeite e uma pitada de sal. Cozinhe por 20 minutos. Assim que esfriar, coe o caldo e coloque em forminhas de gelo", ensina.
Até o ovo pode virar "sorvete" para o pet. "O ovo cozido é um petisco saudável, barato e fácil para cães e gatos! Basta cozinhar o ovo, congelar e servir", afirma Carla.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Esther Halfon, veterinária integrativa, também comenta algumas possibilidades de sorvete para os animais domésticos. "O caldo de ossos é só congelar e é bem nutritivo. Ele repõe eletrólitos ao bicho", afirma.
Água de coco, que é muito hidratante, melancia, morango e mirtilos, potentes em antioxidantes, também estão na lista da especialista. Ela explica que o sorvete feito com esses ingredientes é fácil de fazer, já que é só congelar o suco.
"É necessário frisar que sorvetes para uso humano não devem ser fornecidos, assim como qualquer produto que contenha derivados lácteos", lembra Vinicius Vieira Andrade, veterinário nefrologista do hospital para pets Dr. Hato.
Veja outras opções de receita de sorvete para pets
Os profissionais afirmam que até petiscos congelados podem ser uma opção de sorvete para pet
Mikkel Bendix/PexelsCarla passa a receita de um picolé de carne que, além de saudável, os pets adoram. "Coloque meio quilo de músculo de carne bovina e 2 litros de água em uma panela de pressão, adicione uma batata-doce e uma cenoura inteira, um fio de azeite e uma pitada de sal. Cozinhe por 20 minutos. Assim que esfriar, coe o caldo e coloque em fôrminhas de gelo. Você pode também encher meio copo descartável com essa mistura e colocar palitos de madeira."
Andrade ressalta que as melhores opções sempre são sorvetes caseiros de suco de frutas e os próprios petiscos. "Pode-se fornecer diretamente o petisco congelado ou colocar na fonte de água. Uma opção também seria congelar alimentos úmidos industrializados e próprios para a espécie em questão e fornecer nos horários de pico de calor", ilustra.
Cezar Black, Rachel Sheherazade, Radamés e mais: veja os peões de 'A Fazenda 15' que têm pets