Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Está com um filhote em casa e não sabe como cuidar? O RPet dá dicas de como tratar bem do seu amigo

Veterinários explicam a importância da primeira noite do pet no novo lar, falam sobre alimentação e quando vacinar os bichinhos

RPet|Marcela Virgulino*, do R7

Filhotes precisam de cuidados específicos e atenção dos tutores
Filhotes precisam de cuidados específicos e atenção dos tutores Filhotes precisam de cuidados específicos e atenção dos tutores

Ter um filhote em casa muda completamente a rotina e o jeito de realizar as tarefas do dia a dia. As necessidades de um pet bebê vão desde alimentação adequada até vacinação, banho, socialização e adestramento, entre outros cuidados que exigem atenção e paciência de todos.

É muito comum que os tutores tenham dúvidas sobre como cuidar de um filhote e tornar o processo de acolhimento mais saudável. O R7 ouviu especialistas que dão dicas de como cuidar melhor dos bichinhos. 

A primeira noite do filhote

“A primeira noite do filhote é sempre a mais difícil porque o novo integrante da casa estava acostumado a dormir com a sua mãe e seus irmãos, em um ambiente de matilha", explica a veterinária Sálua Carolina Caetano, da Pet Society. "Dessa forma, o filhote vai querer dormir com o que ele entende como uma nova matilha — a família." Nesse momento, muitos tutores optam por colocar o filho para dormir na cama.

Segundo Sálua, “se a família achar que o filhote deve dormir na caminha dele, é importante que o leito contenha bichinhos de pelúcia para simular outros pets e também esteja aquecido com uma bolsa de água quente numa temperatura que não queime o animal”.

Publicidade

Preparar a casa é essencial, e ter um lugar para fazer as refeições e as necessidades físicas ajuda o pet a identificar desde pequeno o espaço correto para cada ação. “Ter um ambiente que vai ser para o filhote dormir e ficar, longe do local das refeições. O ideal é fazer uma área de isolamento [a lavanderia] destinada às necessidades do animal”, explica Sálua.

Vacinação

Assim como as crianças quando nascem, os bichinhos precisam tomar vacinas já nos primeiros dias de vida. “Vacinas como antirrábica, vermífugo e gripe canina precisam ser feitas dentro do período estipulado pelo profissional responsável pela saúde do animal”, alerta a médica-veterinária Nicole Cherobim, do EcoCão Espaço Pet. 

Publicidade

"Para cães, eu recomendo a partir de 2 meses. No caso de raças mais sensíveis, em períodos de surtos de doenças e para filhotes que não mamaram direito, eu recomendo a partir de 45 dias de vida. Gatos também a partir de 2 meses, podendo antecipar para 45 dias, conforme a necessidade."

Nicole destaca que a vacinação para outros animais é diferente da dos pets que estamos acostumados a ver no cotidiano, mas que a avaliação de um especialista é fundamental para a saúde do filhote.

Publicidade

"A maioria dos outros pets não costumamos vacinar, a não ser em casos específicos, como surtos endêmicos em regiões ou se o pet tiver vida livre."

A especialista chama atenção também para a proteção de aves. "Para aves de produção, existem várias vacinas que são aplicadas. Já caso a pessoa tenha um pássaro como pet, normalmente ele não terá contato com outras aves, e neste caso a vacinação é desnecessária", orienta Nicole. 

Outro animal que também precisa ser vacinado é o furão, por volta das 6 semanas de vida. 

Alimentação

Existem rações específicas para cada raça de filhote
Existem rações específicas para cada raça de filhote Existem rações específicas para cada raça de filhote

O que os filhotes comem faz diferença na vida adulta. Sálua afirma que a comida adequada é muito importante para o desenvolvimento e crescimento dos bichinhos.

“Depois de desmamados, a ração é própria para os pets, e também há aquelas que são inerentes ao tipo de raça ou à fase em que o filhote se encontra.”

Para a veterinária Nicole, frutas e legumes podem ser introduzidos na alimentação. “Banana, maçã, melancia e alguns legumes podem ser dados aos filhotes."

Mas vale ressaltar que não são todas as frutas e legumes que são liberados. "No caso da uva não pode, já que ela possui substâncias tóxicas que causam sintomas desagradáveis e podem levar à morte”, orienta Nicole. 

Florais

Os filhotes podem usar florais à vontade, mas com indicação de um profissional. As veterinárias explicam que esses medicamentos são ótimos para auxiliar na rotina e regular sensações, como estresse e humor dos pets.

"Qualquer administração de medicamento, floral ou homeopatia, deve ser indicada por um médico-veterinário. Apesar de parecer mais tranquila, não é. Se for administrada de maneira errada, pode, sim, causar malefícios aos animais. Tudo que é demais é ruim", completa Sálua.

Nicole Cherobim destaca também as essências aromatizadoras. “Amo essas essências, e elas podem ser usadas no ambiente com os filhotes. Mas não se dispensa um médico-veterinário para indicar esses medicamentos naturais.”

Socialização com outros pets

O convívio com outros pets desde pequenos é essencial
O convívio com outros pets desde pequenos é essencial O convívio com outros pets desde pequenos é essencial

Latidos e desconfortos na rua podem ser evitados quando os novos integrantes da família ainda são bebês, então a melhor hora para fazer seu pet se acostumar com outros animais é introduzi-lo aos poucos na nova realidade, desde casa até shoppings e lugares pet friendly.

Nicole explica como a socialização pode ser feita. “Quando já temos um pet em casa, podemos simular um encontro com o filhote para que o mais velho não estranhe ou implique com o filhote." 

Sálua complementa: “O ideal é levar alguma coisa que tenha o cheiro do filhote para o animal que mora na casa, que já domina aquela família. Sempre que introduzimos um animal novo em casa, temos de respeitar o animal que já está na casa, fazendo uma adaptação ponderada”.

Quando o bichinho será o único na casa, ir para a rua desde cedo vai ajudá-lo. "Pode levar o filhote para passear no colo, caso não tenha tomado todas as vacinas, e ir mostrando que outros animais estão na rua", destaca Nicole. 

Adestramento

Ensinar com calma e paciência onde é o lugar indicado para o pet fazer xixi e cocô é essencial. “Paciência é tudo que se precisa para adestrar o filhote, fazer o isolamento nessas horas faz toda diferença quando mais velhos”, diz Nicole.

Banho e limpeza

A veterinária Sálua explica como deixar os bebezinhos limpinhos. “Caso o filhote não tenha sido vacinado, o ideal é que ele faça o banho em casa ou em centros de estéticas especializados para os pets bebês. Os produtos indicados para a fase podem ser comprados a partir de 1 mês, e, sim, pode dar banho nos filhotes nos primeiros meses de vida”.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Carla Canteras

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.