Filhotes de lobo-guará Tangerina e Bergamota
DivulgaçãoO parque Vida Cerrado, um centro de educação socioambiental do oeste baiano, registrou o nascimento de dois filhotes de lobo-guará em 14 de abril. As irmãs Tangerina e Bergamota são fruto de uma gestação programada para a conservação da espécie, que está ameaçada de extinção. O parque tem sete lobos adultos e celebra o sexto nascimento no local.
Elke, de 7 anos, e Vitor, de 11, são os pais dos lobos pequenos. “Vitor foi o primeiro lobo-guará nascido no parque, e Elke foi uma filhote resgatada órfã, em 2016. Tivemos a oportunidade de ver o instinto paterno e protetor que eles têm demonstrado”, disse Rafaela Azzolin, bióloga responsável pelo local.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A organização explicou que o sucesso da gestação é avaliada conforme a saúde da mãe e dos filhotes após o nascimento. “É preciso começar pelo processo de pareamento entre os lobos, o que só é possível durante o período reprodutivo, que acontece apenas uma vez por ano, por poucos meses."
"Uma vez realizada a copulação, é preciso um acompanhamento, já que a primeira gravidez costuma ser considerada de risco. Após o nascimento do filhote, é preciso verificar a adaptação da mãe, que pode ter dificuldade para amamentar ou se conectar com a ninhada”, afirmou Rafaela.
Veja o vídeo:
Regenerar órgãos e detectar campo magnético: os animais com habilidades surpreendentes