Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mitos e verdades sobre a visão dos pets

Tudo em preto e branco ou colorido? Quantas cores e de que forma nossos pets enxergam?

Entre Pets e Beijos|Do R7 e Lidiane Shayuri Hayashi

Visão pet
Visão pet Visão pet

A paródia da música "Óculos", dos Paralamas do Sucesso, que acabei de criar (já me desculpo pela falta de talento) é realidade no mundo pet! Gatos e cachorros, digamos, mais radicais podem e devem utilizar acessórios, como óculos com proteção UV para a prática de aventuras!

(...) As gatinhas e cachorrinhas não param de olhar pra mim

(Eu uso óculos!)

E volta e meia eu entro com meu focinho pela contramão

Publicidade

(Eu tô sem óculos!)

Se eu tô alegre eu ponho os óculos e vejo tudo ok

Publicidade

E se eu percebo alguém triste, eu boto os óculos

E fica tudo bem

Publicidade

Por que você não para de olhar pra mim? (Au au)

Me diz o que é que eu tenho de mal (au au)

Por que você não para de olhar pra mim?

Já sacou que por trás dessas lentes tem um focinho legal (...)

Molly só arranca com sua moto com bastante proteção e isso inclui os óculos! Me diga se essa cena não é de parar o fluxo de qualquer rodovia? A cachorrinha voadora e carismática das redes sociais ama pilotar com velocidade e arranca suspiros por onde passa com seu tutor e garupa, o fotógrafo, Eduardo Muruci. É isso mesmo! Edu afirma que Molly projeta o corpinho quando sente que pode ter mais velocidade e claro, ele a obedece quando possível dentro das normas de trânsito. Acesse o perfil para mais imagens inspiradoras!

Amora é um buldogue francês — raça de cães braquicefálicos, ou seja, com o focinho achatado e olhos arregalados
Amora é um buldogue francês — raça de cães braquicefálicos, ou seja, com o focinho achatado e olhos arregalados Amora é um buldogue francês — raça de cães braquicefálicos, ou seja, com o focinho achatado e olhos arregalados

Sabia que os pets, assim como os humanos, podem desenvolver miopia e hipermetropia? Por enquanto as técnicas capazes de corrigir esses distúrbios estão na fase de pesquisas. No caso dos gatos e cachorros, essas falhas na visão são compensadas pelos outros instintos, como o olfato, audição e muitas vezes não prejudicam o convívio. 

Animais braquicefálicos, ou seja, com focinho achatado e olhos mais salientes, ficam mais vulneráveis a lesões!

A buldogue francês fêmea Amora, e o gatinho persa Moti são exemplos de fofura com olhares expressivos, mas que inspiram cuidados. 

O gatinho persa Moti exemplifica as características da raça: carinha achatada e os olhos bem salientes
O gatinho persa Moti exemplifica as características da raça: carinha achatada e os olhos bem salientes O gatinho persa Moti exemplifica as características da raça: carinha achatada e os olhos bem salientes

Para aqueles que estão se coçando para saber sobre a tal lenda de que os pets enxergam em preto e branco: MITO!! Eles não veem a mesma quantidade de cores que os humanos, mas a cartela de tons não é tão restrita. Em contrapartida, a estrutura da retina dos animais possibilita uma visão muito mais nítida que a dos humanos à noite.

A oftalmologista-veterinária Claudia Nagatsuyu dá detalhes da estrutura ocular dos pets e como eles veem o mundo:

Para exemplificar a diferença entre a visão humana e a dos pets sobre a mesma imagem:

As estruturas da retina dos gatos e cachorros deixam algumas cores que enxergamos com aspecto acinzentado
As estruturas da retina dos gatos e cachorros deixam algumas cores que enxergamos com aspecto acinzentado As estruturas da retina dos gatos e cachorros deixam algumas cores que enxergamos com aspecto acinzentado

Piscar demais, fechar os olhos por um longo período, coceira, inchaço, manchas, vermelhidão e secreção nas estruturas oculares podem ser sinais de alerta. Falta de reflexo e comportamento alterado também devem ser levados em conta! Fique de olho no seu pet e, se possível, agende uma consulta de rotina para acompanhar a saúde ocular! Por aqui, ninguém solta a pata de ninguém!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.