Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ter um animal de raça é importante para você? 

Se for algo imprescindível, veja dicas para tentar realizar uma ação mais segura!

Entre Pets e Beijos|Do R7 e Lidiane Shayuri Hayashi

Operação policial apreende animais em canil clandestino na Grande São Paulo
Operação policial apreende animais em canil clandestino na Grande São Paulo Operação policial apreende animais em canil clandestino na Grande São Paulo

Nesta semana, uma denúncia anônima de maus-tratos levou a polícia a realizar a prisão de um homem suspeito de manter mais de 85 cães em condições insalubres em uma casa em Mairiporã, na Grande São Paulo. Animais que são "usados" praticamente até a morte para procriar, em condições precárias como as imagens mostram. São cenas infelizmente comuns no universo dos protetores de animais, mas nem por isso, aceitáveis. Então, para você que inocentemente compra animais pela internet, em pet shops, sem conhecer a procedência do bichinho, tenho um recado: "você fomenta esse tipo de situação". Ficou chocado? Eu também já fiquei. Em algum momento da vida nem ousaria pensar que alguém poderia maltratar animais, muito menos maltratar visando lucro.

Entendo que há pessoas apaixonadas por determinadas raças, todas tem suas características que as tornam apaixonantes, mas por saber que os casos absurdos envolvendo a comercialização, principalmente de cães de raça são inúmeros, sempre aconselho, a quem permitir, busque minuciosamente a origem do animalzinho que vai fazer parte da família. Há locais, que se intitulam "canis" e que promovem o cruzamento de animais da mesma família. Os filhotes nascem aparentemente sadios, são vendidos e depois, os problemas aparecem. Por isso, é preciso cuidado!

Animais mantidos em canil clandestino na Grande São Paulo
Animais mantidos em canil clandestino na Grande São Paulo Animais mantidos em canil clandestino na Grande São Paulo

No episódio citado, protetores independentes e ONGs se uniram para oferecer tratamento veterinário necessário e dignidade aos peludos. Futuramente, dependendo do parecer da justiça, devem seguir para adoção. Se você ou algum conhecido faz questão de ter uma determinada raça, acompanhe algumas dicas da advogada animalista e ativista, Antília Reis, que podem preservar a vida do seu futuro amigo e evitar situações desagradáveis:

A cachorrinha citada acima é a Kaia, uma Border Collie, atualmente com pouco mais de 2 anos, comprada filhote de um canil que não cumpriu as mínimas regras de manutenção de animais:

Publicidade

Graças a Carolina Avila e ao Arthur Castelo Branco, a substituição da pequena Kaia por um "filhote perfeito" nunca foi cogitada. O casal entrou com uma ação judicial contra o canil por danos morais e solicitou também a cobrança de todos os custos de tratamento da cachorrinha. A justiça deu parecer favorável aos tutores.

Caso você tenha algum problema na compra, veja algumas dicas:

Por aqui, ninguém solta a pata de ninguém!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.