Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como funcionam o ofurô e os banhos especiais para pets

Tradição japonesa oferece relaxamento muscular, alivia as dores e as tensões, além de oferecer bem-estar ao animal

RPet|Alex Gonçalves, do R7*

Tratamento alternativo é indicado para cães e gatos
Tratamento alternativo é indicado para cães e gatos Tratamento alternativo é indicado para cães e gatos

Banho de ofurô é uma alternativa para responsáveis que procuram momentos de bem-estar para os pets. A prática também traz benefícios como o relaxamento muscular, o que reduz dores e tensões.

Patrícia Sprada, fundadora e CEO do EcoCão Espaço Pet, explica que o ofurô é uma tradição japonesa de muitos séculos. "A palavra significa "banho de imersão" e a prática tem como propósito relaxar os músculos e órgãos internos, aliviando dores e tensões e proporcionando bem-estar", explica. "Logo foi percebido que os mesmos benefícios gerados nos humanos poderiam ser aproveitados pelos pets (cães e gatos), portanto, a forma de utilização é a mesma."

Leia também

O banho é realizado numa banheira feita em madeira especial, o cedro-rosa, "que solta um cheirinho de mato quando molhada e conserva a temperatura por mais tempo" observa Patrícia. "A água colocada na banheira deve estar a uma temperatura de aproximada de 36 °C, sais de banho e óleos essenciais."

O pet é colocado na banheira, recebe leves massagens, que permitem que ele se tranquilize e relaxe. "Tem que ser sempre com supervisão, pois muitos chegam a cochilar durante esses banhos de imersão", indica.

Publicidade

Segundo a especialista, é indicado que o animal permaneça na banheira num período entre 10 e 20 minutos, porém o protocolo completo pode chegar até 1h30, pois envolve pré-banho, banho de ofurô, enxágue e secagem. Os valores para este serviço podem variar de R$ 70 a R$ 230, dependendo do tamanho do pet.

Como funciona o banho relaxante?

Publicidade

Segundo Sprada, o primeiro passo é ter empatia e respeitar o tempo do animal. "Para um pet que gosta de banho e de ser manipulado, uma boa ducha com água quentinha (37 °C) e uma boa massagem em alguns pontos específicos, como atrás da cabeça, nas 'bochechas', no pescoço e em toda a extensão da coluna, vão deixá-lo bem relaxado", observa. Mas para caso de animais que não gostam de serem manipulados, se mantém a ducha quentinha, o mesmo amor e o carinho dos demais. "A massagem só será legal se ele aceitar, não adianta forçar, pois o tiro pode sair pela culatra. Em ambos os casos, uma música tranquila e um difusor liberando cheirinho de lavanda podem compor o ambiente", diz.

Um spa pet é a reprodução desse ambiente, onde os serviços são feitos com calma, onde os cães não ficam presos, onde seus comportamentos são observados e suas necessidades são atendidas. É um local onde o foco é o bem-estar e não apenas a higiene do animal. Assista a um vídeo no Spa Pet Club Salatino:

Publicidade

Banhos especiais

Os banhos especiais vão além da higienização dos pets, Os especialistas destacam os seguintes benefícios:

- Um banho comum pode ser acompanhado de massagem para promover mais tranquilidade e relaxamento.

- Um banho de ozônio com cromoterapia promove, além da higienização, o tratamento de lesões externas (feridas, machucados, alergias etc), melhora da qualidade da pele e do pelo do animal, deixando-o mais macio e sedoso, além do relaxamento provocado pela luz azul.

- O banho de ofurô relaxa, alivia dores e tensões.

- E o banho de ofurô com água ozonizada e cromoterapia acaba por associar ainda mais benefícios, auxiliando nos tratamentos internos e externos do corpo do animal.

Cleiser Kurashima, diretora de marketing da Pet Society, ressalta que antes de utilizar o ofurô, o pet deve receber um banho adequado, já que o ofurô tem função terapêutica e não de limpeza. "É recomendável que o ambiente não tenha barulho, para que o pet não fique irritado e que a iluminação seja indireta e baixa. Outro ponto importante são os produtos a serem usados, a base de extratos naturais e componentes como extrato de algodão, com ação hidratante e emoliente, conferindo brilho e maciez à pelagem e complexo de lipoproteínas, que hidrata e recupera a pelagem", explica.

Ainda, segundo a especialista, o banho é recomendável para filhotes acima de três meses e animais adultos. "No caso dos pets de pelagem longa e sub-pelo, é importante estar atento e fazer a secagem corretamente para não causar nenhuma doença de pele", esclarece Kurashima.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.