RPet Tutores podem preparar a casa para aproveitar os jogos da seleção junto de seus pets 

Tutores podem preparar a casa para aproveitar os jogos da seleção junto de seus pets 

Veja dicas para que seu amigo de estimação se sinta incluído na torcida da seleção brasileira e não se assuste com o barulho

  • RPet | Marcela Virgulino*, do R7

Resumindo a Notícia

  • Veja como incluir os pets na torcida pela seleção
  • Decorar ambientes para os pets com as cores da seleção é uma opção para torcedores
  • Preparar petiscos naturais também é um jeito de incluir os pets na torcida
  • Técnicas podem evitar que animais fiquem estressados com barulhos e agitações com o jogo
Tutores podem servir petiscos para os pets aproveitarem melhor o jogo

Tutores podem servir petiscos para os pets aproveitarem melhor o jogo

AYLA VERSCHUEREN/ UNSPLASH

Decorar a casa para assistir aos jogos da Copa é uma tradição para muitos brasileiros, mas como incluir os pets na torcida? Na estreia da seleção nesta quinta-feira (24), o R7 ouviu veterinários que dão dicas para organizar a casa e aliviar o estresse dos animais por conta do barulho. 

"Nesses dias mais agitados, o melhor é preparar o cantinho que o pet gosta de ficar, vale enriquecer o ambiente com brinquedos e oferecer petiscos saudáveis podem ajudar a aliviar o estresse e da ansiedade por conta do barulho no momento do jogo", explica a veterinária Marina Bonfim da Soft Care. "Mas nada vai acalmá-los mais do que estar perto de seus tutores." 

Dicas para preparar a casa:

-Fazer um cantinho com as cores do Brasil para o pet;

-Incluir brinquedos novos pode ser divertido;

-Preparar petiscos naturais desde que não atrapalhem a dieta do dia a dia;

-Tirar fotos com seu pet e espalhar pela casa pode ser uma lembrança;

-Investir em arranhadores para gatos com as cores da seleção brasileira também é viável;

Barulho

Com um ouvido sensível, os animais podem se sentir desconfortáveis com o barulho, principalmente com os fogos de artifício, o que leva ao estresse. "A exposição gradativa ao barulho pode ajudar, também vale aplicar de aromas calmantes, enriquecer ambiente com brinquedos, levar os animais para passear antes dos jogos para aumentar a exposição à endorfina e serotonina, petiscos agradáveis de morder e um espaço aconchegante vai ajudar a passar por esses dias de forma mais feliz e tranquila", explica Marina. Mas o mais importante, segundo ela, é, sempre que possível, estar com o pet na hora dos jogos e das comemorações. 

Como acostumar gradualmente os animais de estimação a lidar com o barulho? "Prepará-los para esse momento é importante. Comece com os barulhos de fogos na TV em um volume baixo e vá aumentando dia após dia, uma maneira de se acostumarem com o som alto, mas sempre mostrando que está tudo bem e que os responsáveis estão juntos nesse processo."

"Outra ideia interessante é o uso de borrifadores naturais e calmantes no ambiente. O tutor pode aplicar duas vezes ao dia e repita o processo antes dos principais jogos que poderão levar a barulhos intensos, como os jogos do Brasil, aplique diretamente no pescoço dos cães e atrás das orelhas do gato, repita o processo pelo ambiente e onde o pet se sentir mais confortável", completa a veterinária.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Karla Dunder.

Últimas