Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vítimas de maus-tratos por causa da varíola do macaco, animais são devolvidos à natureza

Três macacas foram resgatadas e cuidadas após intoxicação por ação humana no interior de SP, e hoje duas foram levadas de volta à Mata dos Macacos; oito animais morreram

RPet|Do R7

Duas fêmeas já foram tratadas e soltas na Mata dos Macacos
Duas fêmeas já foram tratadas e soltas na Mata dos Macacos Duas fêmeas já foram tratadas e soltas na Mata dos Macacos

Duas fêmeas da espécie macaco-prego retornaram à Mata dos Macacos, região rural do município de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, após terem sido resgatadas e encaminhadas para o zoológico municipal da cidade, devido a uma intoxicação.

Como consequência da agressão, as macacas ficaram fracas, anêmicas e desidratadas. Mas foram devidamente acompanhadas e tratadas, e a soltura aconteceu na tarde desta segunda-feira (29). Uma terceira fêmea segue em tratamento na instituição, com os mesmos sintomas apresentados pelas macacas que foram devolvidas à natureza. Ela está em estado estável, mas ainda não se encontra pronta para ser solta.

“A terceira macaca resgatada no local precisa de mais tempo no zoológico. Como ela teve o fêmur fraturado, precisou passar por cirurgia e ainda está em recuperação. Mas está em ótimo estado”, disse o veterinário e gestor do zoológico, Guilherme Guerra, à Prefeitura de São José do Rio Preto.

Leia também

Além das três fêmeas que passaram por tratamento, na Mata dos Macacos foi encontrado ainda um filhote de macaco-prego morto. 

Publicidade

O zoológico de São José do Rio Preto também recebeu quatro saguis-de-tufos-pretos com sinais de intoxicação, provenientes do Parque Ecológico Sul, dois no dia 3 e dois no dia 4 de agosto. Nenhum deles resistiu.

Outros três saguis chegaram no dia 8 deste mês sem sinais de intoxicação, mas com ferimentos decorrentes de agressões, e eles também não resistiram. No total, apenas no início de agosto, 11 macacos foram recebidos pelo zoológico com suspeita de terem sido vítimas de ações humanas, e apenas três macacas-prego sobreviveram aos supostos ataques.

Publicidade

A polícia instaurou um inquérito para apurar os casos, mas a principal hipótese é que os animais tenham sido atacados após registros de casos da varíola do macaco na região.

O aparecimento de animais intoxicados ou machucados só aconteceu a partir do aumento do número de infectados com a monkeypox. A suspeita é que a população tenha entendido, erroneamente, que a doença seja transmitida do animal para o homem.

Publicidade

A porta-voz da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Harris, destacou que a razão pela qual a doença recebeu esse nome foi o fato de os macacos terem sido os primeiros animais a manifestar sintomas da infecção, em 1957.

“A transmissão que estamos vendo é de humano para humano, é uma transmissão por contato próximo, e a preocupação deve se concentrar no que podemos fazer para nos protegermos e para proteger os demais", afirmou Margaret.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.